Todos sabem que as atividades aeróbicas (famoso “cardio”) são importantes para o condicionamento físico e para a saúde cardiológica. Mas e a musculação? Faz bem? Faz mal?
Vamos responder a esse questionamento:
Estudos comprovam que treinamentos de resistência (RT) como a musculação estão associados a uma redução significativa no risco de mortalidade por todas as causas e na morbidade e mortalidade cardiovascular (CVD).
Adultos que praticam treinamentos de resistência têm um risco ≈15% menor de mortalidade por todas as causas e 17% menor de morbidade e mortalidade cardiovascular, em comparação com aqueles que não praticam estes treinamentos.
Evidências baseadas principalmente em ensaios clínicos randomizados mostram que a maioria dos programas de RT implementam intensidades moderadas a altas (40%-80% do esforço máximo) em 2 a 3 dias por semana.
MAS DEVO FAZER MUSCULAÇÃO OU AERÓBICO?
Embora grandes estudos observacionais não mostrem diferenças estatísticas significativas entre RT e treinamento aeróbico (AT) isoladamente, a combinação de RT e AT (treinamento combinado [CT]) resulta em reduções ligeiramente maiores em alguns fatores de risco para CVD, como obesidade, diabetes e hipercolesterolemia.
PORTANTO: os dois!!! (Treinamento combinado)
O CT tem associações mais fortes do que RT ou AT isoladamente com a mortalidade por todas as causas e CVD.
Indivíduos que praticam CT têm um risco 40% a 46% menor de mortalidade por todas as causas e CVD.